Aberto de Segunda a Sexta-feira: 09h30-12h30 / 14h00-18h00 | Sábado: 10h00-13h00
Primeira reunião da Rede de Bibliotecas do Norte em Ribeira de Pena
Publicada em 3 de Novembro de 2014

Decorreu no dia 16 de Outubro de 2014, a 1ª Reunião da Rede de Bibliotecas do Norte (RBN) em Ribeira de Pena na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal. Esteve presente o Vereador, Marcial Gundar Rodrigues para a abertura da sessão dos trabalhos que foi posteriormente presidida pelo Diretor do Centro de Formação de Basto, João Carlos Sousa e conduzida pela Bibliotecária, Paula Pereira. Os bibliotecários dos Municípios de Mondim de Basto, Montalegre, Paredes, Penafiel e Vieira do Minho também marcaram presença.

Esta reunião está inserida no âmbito do Protocolo assinado a 8 de Junho de 2012, entre a Câmara Municipal e a Rede de Bibliotecas do Norte. Desta rede fazem parte os Municípios de Ribeira de Pena, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto, Fafe, Montalegre, Paredes, Penafiel e Vieira do Minho, integrando os catálogos coletivos dos respetivos concelhos.

A RBN é uma iniciativa do Centro de Formação de Basto, em parceria com os Municípios aderentes e da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) que tem como objetivo proporcionar aos Municípios o desenvolvimento das Bibliotecas instaladas em cada um dos concelhos, sob a sua dependência direta, através da cooperação aberta à livre participação de todas as Bibliotecas Municipais existentes nos referidos concelhos. Visa ainda o fomento de uma política coordenada de aquisições a compatibilização e a troca de informação bibliográfica e a dinamização do empréstimo interbibliotecas, assente na observância de princípios técnicos (Biblioteconómicos e informáticos) comuns, através de uma plataforma tecnológica.